kaosenlared.net

sehansuscrito163  quedan837 Objetivo 1000 suscriptor@s! 
08 Ago 2012

Euskal Herria:Uribetxeberria doente.Liberdade! Destacado

Escrito por  naiz.info
Valora este artículo
(0 votos)
Dezenas de pessoas juntaram-se logo de manhã no Hospital Donostia, para pedir a libertação do preso gravemente doente Iosu Uribetxeberria, que ali se encontra internado. A mobilização, convocada pelo movimento Herrira, tem uma duração de catorze horas.

 

 

Herrira pediu ao Governo espanhol que encontre uma saída para a situação de Uribetxeberria

 

 

À entrada do hospital, foram dispostas catorze cadeiras vazias, tantas quantas os presos políticos bascos que têm doenças graves e incuráveis. Em cada cadeira, foi colocado um painel informativo sobre a situação de cada preso.

Às 11h00 teve lugar a primeira concentração do dia, e Jon Garai, o porta-voz do Herrira, fez uma declaração aos órgãos de comunicação, na qual enfatizou a necessidade de encontrar uma saída para a situação de Uribetxeberria, lembrando que manter um preso no cárcere constitui uma violação dos direitos humanos.

Disse que a bola está no telhado do Governo espanhol, a quem pediu para agir com responsabilidade, «abandonando a política de vingança e respeitando os direitos humanos».

A Ertzaintza também se fez notar na mobilização, removendo os painéis informativos sobre os presos doentes, por «indícios de crime».

A mobilização prossegue até às 24h00, estando programadas, entre outras iniciativas, uma nova concentração e uma assembleia.

 

 Notícia completa: naiz.info

 

You have no rights to post comments